o primeiro livro de roni horn, intitulado bluff life, reúne uma série de desenhos. ela esteve em um farol, um lugar isolado, praticamente inabitado, sozinha, por dois meses. eu quis, ela diz, ir para um lugar distante e isolado e estar lá. eu queria estar lá sem muito para fazer nem muita coisa acontecendo. chegar ao ponto de nao ter expectativas. planejava estar o mais próximo possível de um estado de estar presente sem influenciar as coisas ou o lugar. o desejo de estar presente e fazer parte de um lugar sem mudá-lo, mesmo sabendo qe esse desejo só pode ser frustrado.





to see a landscape as it is when i’m not there






yous in you, na basileia, é um passeio criado por roni horn ao lado de uma estação de trem. o piso é constituído por concreto e um material emborrachado, que se mimetiza ao concreto. ambos, na verdade, mimetizam uma formação basáltica da islândia e são feitos a partir de moldes. a diferença entre eles é imperceptível para a visão. a diferença só é percebida e, sutilmente, ao caminhar. ela diz que há diferença entre a experiência sensorial de pisar o concreto que reflete o som e o peso e de pisar a borracha, que os absorve.