em busca do milagroso é o nome do trabalho final de bas jan ader, concebido como um tríptico, envolvendo, na primeira parte, canções de marinheiros e imagens noturnas de los angeles; na terceira, imagens em amsterdã. a segunda parte consistia na travessia solitária do oceano atlântico, no que seria o menor barco a fazer esse percurso. seu barco foi encontrado na irlanda, seis meses depois de sua partida. bas jan ader desapareceu no oceano.

tacita dean diz que bas jan ader estava fazendo um trabalho de arte, e que o trabalho não consistia em desaparecer, mas em atravessar o oceano sozinho, inclusive como resposta à jornada que o levou da europa à califórnia. ela diz que se ele tivesse completado a travessia nunca pensaríamos o sufiente sobre o que significa atravessar o oceano sozinho em um barco tão pequeno.
ela ainda diz que: whatever we believe or whatever we imagine, on a deep deep level, not to have fallen would have meant failure.


cair é uma ação recorrente em suas fotografias e filmes. ele cai de bicicleta em um lago. ele deixa-se cair de uma cadeira do telhado de uma casa. ele cai de um galho de uma árvore.





thoughts unsaid then forgotten